Maria sem vergonha...de serem bonitas
Gosto de flores simples,pois são encantadoras.
Maria sem vergonha...de germinar em qualquer lugar. Mas não é bem assim. Como todas as plantas, tem algumas condições necessárias para o seu plantio e cultivo, que se forem respeitadas, deixarão seu jardim florido e multicolorido.
Elas gostam de solo úmido, nunca encharcado pois o seu caule apodrece. Em solo seco, você não terá sucesso. Gosta de lugares abafados, protegidos do vento e sem luz do sol direta, pois elas ficam caidinhas.
Épocas ideais de replantio março e agosto. Em março, fiz o replantio.
Para entender em qual época fazer o replantio, observe o caule da planta, se ele estiver grosso e as flores já não germinando com exuberância e abundância, esta é a época correta.
Primeiro passo: retiro cuidadosamente todas as maria sem vergonha com raiz , e coloco-as em vasos vazios, ou jornal e a partir daí, vou fazendo mudas. cada pezinho, dá muitas mudas. Veja abaixo, cada caulinho desses, com raiz, dá uma muda. Corte o caule com raiz, deixando com 7/8 cms, desprezado folhas e flores.
Segundo passo: a terra para o plantio deve ter boa drenagem e adubação (faço isso alguns dias antes). Para o plantio faça furo com um palito de churrasco, abrindo espaço para a entrada da raiz e coloque o pequeno pedaço do talo, coloque com as mãos, e firme a terra em volta. Deixe uma distância de mais ou menos 15 cms de uma muda para a outra, em todos os sentidos. Veja abaixo.
Terceiro passo: agora é ter paciência e aguardar. Quanto as regas, agora com este tempo , elas devem ser menos frequentes, em média 2/3 vezes por semana, observe o solo e saberá quando molhar.
Elas ficam bem em vasos grandes, no chão e como bordaduras.
Viu como é fácil e simples, mas não se esqueça de gostar do que está fazendo, de curtir plantar, ver crescer, olhar, acompanhar e se esbaldar quando elas dão flores. São momentos mágicos que a natureza nos presenteia, assim simplesmente.
