Seguidores

quinta-feira, 26 de março de 2009

Preparo de vasos para plantio/Como plantar onze-horas



Plantio em vasos/preparo :

Muitas vezes compramos plantas já em vasos, mas mesmo assim é necessário, com o tempo replantá-las ou mesmo renovar a terra para que possamos ter plantas saudáveis. Aos poucos, pode-se aprender quais são as condições ideiais para cada planta, pois aqui como tudo na vida, é errando que se aprende e a experiência ajuda muito e traz confiança para tentar coisas novas, sem medo.

As plantas são seres vivos e daí precisam de cuidado e disponibilidade para isso.

Como comprar:

Ao comprar plantas ou mudinhas, se forem muitas, prefira fazer isso no CEASA ou em distribuidores, pois como o movimento é grande, elas são sempre ou quase sempre novas, e vale a pena pois é delicioso, o duro é não poder trazer tudo. E aproveite para conversar com os produtores ou distPribuidores sobre as características de cada planta, seu cultivo, garanto que vai aprender muito.
Fique atenta a qualidade do que vai comprar, observando o aspecto geral da planta, a cor das folhas, ausência de pragas, terra firme. Descarte as com folhas e/ou flores amassadas, amareladas ou com manchas. Se tiver flores, prefira as com botões semi-abertos.

Plantio/ montagem de vaso

Para o plantio das mudinhas é necessário preparar o vasos adequadamente.

1) cobrir o fundo do vaso com pedrinhas, cacos de telha, argila expandida, o que preferir ou o que tiver à mão;

2) prepare uma mistura de areia, terra vegetal e terra comum. Em algumas plantas a proporção é 1:1:1, mas mude de acordo com cada planta. Use areia de construção (lavada de rio), e nunca use areia de praia, pois é salina e não serve. Faça esta mistura , com as mãos enluvadas, encima de um plástico, e costumo adicionar a ela, um pouco de humus de minhoca (adubo orgânico);

3) após isso feito, coloque esta mistura dentro do vaso, deixando espaço para colocar a muda. Tire o plástico, e coloque o torrão com cuidado , não o desfaça e complete o restante do espaço com terra, até cobri-la. Afofe a terra com as mãos, de modo que a muda fique firme. Para finalizar pode colocar pedrinhas, mas isto é opcional.

Não pense que o trabalho acabou, pelo contrário, agora sim é que vai começar, tais como:

- Local: arrume um lugar adequado para sua planta. Assim que planto as mudas, deixo-as em um lugar livre de correntes de ar e sol forte, uns dias, de modo que ela se adapte a todas as mudanças que sofreu, e só depois a coloco no lugar definitivo;

- Regas: cada planta tem sua necessidade de àgua, algumas mais, outras menos. Observe, se começar a apodrecer o caule e folhas,significa excesso de àgua, e isto facilita a presença de fungos.Quando esá caidinha, falta de àgua. Use a àgua em temperatura ambiente.Quando estiver muito frio, coloque num regador e aguarde um tempinho, antes de molhar os vasos. Então, vá com calma, e aprenda aos pouquinhos e tudo vai dar certo.

-Limpeza : retire folhas velhas e amareladas e flores que estão murchas, pois isto além de cuidar da saúde das plantas vai melhorar o seu aspecto. Plantas com folhas grandes, como antúrios, passe um pano umedecido para retirar o pó.


-Adubação: deve ocorrer no inicio da primavera e durante o verão, a cada 15/20 dias, em média. Prefiro usar adubos orgânicos como farelo de mamona, farinha de ossos casca de ovos, tenho uma receitinha legal que uso.

Não faça uso de adubos no outono e inverno, pois é um período em que as plantas repousam, eu apenas revolvo a terra para melhorar sua oxigenação. Pode usar também adubo como o NPK, pergunte qual formulação, pois tem várias -10:10:10; 5-20-20;4:14:8, para usar a mais adequada as suas plantas. Use sempre conforme as instruções da embalagem e regue logo após para não queimar as plantas, e não aplique próximo da raiz.

Como plantar onze-horas(Portulaca)

Onze horas é fácil de plantar, de cuidar e de multiplicar, e além de tudo é linda e enche os olhos com suas cores vibrantes.

Para iniciar você pode comprar uma mudinha e plantá-la em vaso ou no chão, e fica ótima como bordadura, mas lembre-se, ela adora sol e solo bem estercado e permeável, porque se você observar ela é uma planta suculenta(caule gordinho) e o excesso de àgua, pode apodrecê-lo, porisso a necessidade de um solo poroso ( com mais areia). Pode ser plantada em vasos pendurados, ficam lindas!

Seu nome já diz, elas abrem-se por volta das onze-horas e vai se fechando à tarde, e isso se repete todos os dias, mesmo nos dias nublados, mas muito abafados. Com as plantas, a gente aprende que a natureza é um relógio precioso e encantador.

Como fazer mudinhas de onze -horas

galhinho vai fornecer muitas mudinhas e vou explicar como. Primeiro destaque um galho, como este abaixo, atentando para que tenha brotinhos;
Depois, delicadamente, parta-o com as mãos, é fácil, pois ele é durinho. Cada pedacinho é uma mudinha, para você ter noção de como ela repete "o milagre do pão";

Com cuidado, enfie cada pedacinho na terra, molhada, pois fica mais fácil de colocá-la, pronto, acabou! Facílimo, não? Agora, e só acompanhar o seu crescimento e se deslumbrar com suas cores.


Sugestões de onde plantar (estas são aqui de casa)

em vasinhos pendentes;


ao redor de um antúrio;



em um vaso colocado, bucolicamente, num toco do que já foi uma árvore, frondosa e linda e que morreu, em homenagem a ela.....flores;


ao lado dela, já plantamos outra, que vai demorar para crescer, mas estamos testemunhando o seu crescimento a cada galhinho novo;


esta é uma jardineira, que muitas vezes cumpre o papel de sementeira;



E quando elas dão flores, ficam assim.....
Ia, me esquecendo, tem onze-horas simples, como abaixo, esta amarelinha e dobrada, mas polpuda, como a de cima simples

dobrada




Vale a pena, vocês não acham? Espero que tenham se animado a plantar muitas, muitas onze -horas.

34 comentários:

Sônia Maria disse...

Olá, Cidinha!
Parabéns ao seu filho. Diz pra ele que desejo que ele seja muito feliz e que realize todos os seus sonhos.
Suas plantas estão lindas.
Adorei as dicas para o preparo de vasos para o plantio de onze-horas.
Eu continuo plantando flores de crochet em pedras.
A que postei hoje é a minha preferida.
Um lindo final de semana para você e família.
Abraços com carinho,
Sônia Maria

Anônimo disse...

Tô apaixonada por onze horas,fiz uma jardineira,deixo a mahça inteira no sol, só q de um tempo p cá, notei uns piolhos brancos e elas tão ficando muchinhas.Tem como me orientar?Agradecida

Unknown disse...

Bom dia querida!!
Estou passando por aqui para desejar um lindo feriadão e que tudo esteja bem por ai.
Também vim procurar informações para saber o que acontece com minha onze horas que não parece que vai morrer, mas, não segue em frente.
A casa para qual mudeitem um mine jardim no qual ja plantei algumas plantinhas, todas estao vendendo saúde, lindas, mas a onze horas ja estava aqui quase morrendo, replantei, ela se animou mais parou por ai.
Com base nas dicas vou conversar comela novamente, quem sabe chegamos a um acordo.
Beijinhos e obrigada pelo post.

ktiadom disse...

simlesmente liiiiinnnndoooo!!!!!!
tudo que voce faz, toca , diz,traz lembranças da infância, toca a alma no mais profundo.Voce esta ligada com o cosmo e tem inspiraçoes divinas,pois DEUS está no simples,no desconplicado.Adooooroooo!!!!!!

adoro artesanato disse...

Olá, tenho quase todos esses tipos de onze horas e eu já fiz o replantio, mas algumas morreram e outrs estão bem fraquinhas. Será que é pelo clima? Está muito frio e chovendo muito. Gostaria de uma recomendação sua. Meu email é pivottoandreia@bol.com.br. Des já agradeço!

Unknown disse...

suas plantas sao showwwwww de bola. pois eu tenho semente de onze horas e eu faço o que esta escrito no envelope mas elas nao nascem.o que eu devo fazer ?

um abraço sSANTISTA****

ROSE SZEGH EMAIL ROSESZEGH@UOL.COM.BR

RoMoreno disse...

Olá Cidinha, Cheguei até aqui na tentativa de provar pro meu cunhado que se coloca sim uma camada de telhas quebradas ou argila expandida no fundo do vaso antes de fazer o plantio de uma muda! Resultado encontrei essa delicia de blog com tudo que eu gosto, parabéns já vasculhei e aprendi muitas coisas por aqui... Beijos e voltarei sempre!!

Morram de Iveja. Agriculinas de Corpo e Alma disse...

Cidinha olá eu gostaria de saber como se controla as pragas e como eu mato as vaquinha que estao comendo toda a minha onze horas

beeijos ,
KARLLYNNHA

Cidinha disse...

Oi Karlinha...o que é vaquinha? Desconheço, pois onze horas é muito resistente a pragas. Desculpe.

Cidinha

Tali disse...

Oi Cidinha, talvez vc possa me ajudar.
Iniciei agora o cultivo de plantas (só agora tive espaço rsrs..) e ainda não entendo muito. Tenho uma onze horas que fica na varanda e pega bem o sol até o meio dia, ela sempre esteve linda e abriu mas agora está cheia de uns trocinhos branquinhos (minha sogra chama de piolho) e não tem aberto mais as florzinhas há 3 dias. Apesar disso suas folhas não estão murchas.
O que vc me indica, existe algum produto que eu posso colocar?
Bjs, e parabéns pelo blog que achei sensacional!

Luis Alexandre disse...

Olá, td bem? sou mais um apaixonado pelas onze horas, tanto que tenho um album só delas no meu orkut, kkk. mas vamos ao que interessa tenho elas plantadas na frente da minha casa ao redor de uma árvore só que elas estão ficando secas e ñ florescendo mais, gostaria de saber como faço para replantar elas? grato pela atenção e parabéns pelo blog.

Anônimo disse...

Bom dia flor do dia!!!
Oi Cidinha,adorei seus vasos suspensos com onze horas,uma das minhas flores preferidas...aproveitar e comentar que estou muito feliz com as orquideas que coloquei na minha arvore,aroeira-pimenteira..linda,estao saindo as primeiras flores..sapatinho amarelo.AMO AS PLANTAS!!!Bjus..Raquel

Wilson disse...

Wilson Miguel Pawlina, morador de Cuiabá - Mt. Tenho 71 anos, sou um
produtor de vasos, em especial de onze-horas. Além de ser viciado em plantá-las, ganho alguns reais. Meus vasos são muito apreciados, tenho 10 variedades, mas só uma é dobrada, uma pink que parece um cravo. Gostei muito das suas plantas, justamente por necesasitar diversificar os vasos, é que suplico a Sra. a gentileza de
me vender algumas mudas. Faça esse favor, como se estivesse ajudando um idoso da sua família. Deus haverá de recompensá-la. Desejo-lhe muita saúde. Meu imail é
wilsonmsp@hotmail.com

wilson miguel disse...

Moro em Cuibá -Mt, tenho 71 anos, sou produtor de vasos c. flores, em especial as honze-horas. Tenho 10 variedades, somente uma que é dobrada, uma pink que mais parece um cravo, acho-a linda. Como belas são as suas, bem por isso estou tentando sencibilizá-la, para ver da possibilidade de adquirir algumas mudas de outras cores, para diverssificar os meus vasos.
Caso seja possivel, como farei o pagamento. Desejo-lhe saúde, o meu
imail é wilsonmsp@hotmail.com

Karina Moreira disse...

Amei suas dicas se puder me mandar a receitinha da farinha de ovos eu agradeço. karinadam@ig.com.br. Irei postar como ficaram meus vasinhos no meu blog que comecei a pouco tempo. Mil bjs e parabéns

Gabriela Freire disse...

Acabei de ganha de uma amiga algumas mudinhas de onze-horas e vim logo pesquisar sobre os cuidados. Amo plantas e me lembrei que quando era criança eu ficava sentada no quintal, olhando o vaso de onze-horas da minha mãe, pra ver se ela iria abrir as flores às onze horas mesmo,kk. Coloquei no vaso de antúrio, tem mto espaço para elas. Queria saber se, enquanto elas são mudinhas, assim como vc explicou o modo de fazer, se devo molhar todo dia até ela pegar.Obrigada...

Cidinha disse...

Oi, Gabriela, sempre é necessário observar, pois o eexcesso de água, pode apodrecer as raízes. Toque o solo e se estiver seco, coloque água, sem encharcar.

Beijo e obrigada pela visita,
Cidinha

Unknown disse...

Olá cidinha ,parabéns por suas explicações.Eu também sou apaixonada por honze horas tenho de quase todos os tipos e cores só me falta a vermelha.Fiz no meu condominio um cantinho p/as plantas e abusei das honze horas que plantei em garrafas pet gostaria de te mostrar e aos outros me oriente como fazer.beijos obrigada

Unknown disse...

Oi cidinha !também sou apaixonada por onze horas e tenho muitas de quase todas as cores,ainda não consegui a vermelha,mas são lindas é uma alegria para mim e para os beija-flores e borboletas. Arrangei um cantinho aqui no meu condomínio e abusei delas estão plantadas em garrafas pet.gostaria de mostrar para todos ,se eu puder fazer isso me oriente como proceder.Adorei as dicas.um abraço. Mercedes

Cidinha disse...

Mercedes, obrigada pela visita e comentário. Quanto ao plantio em garrafas pet, acredito não ser adequado, pois as onze horas necessitam de sol para florescer e as garrafas pet ao sol, com certeza vaí matar todas elas por conta do aquecimento excessivo. Que tal usar vasinhos de barro, tenho muitos e elas florescem muito bem.

beijo
Cidinha

como coloco coisar no jardim do amor disse...

Bom dia Cidinha!!
Amei!!!!
Isso vai me ajudar muito com as minhas 11 horas e suas plantas sao muito lindas!!♥

Elisandra Mondaini disse...

Olá, bom dia, adorei seu blog, bastante útil, mas as minhas ohze-horas estão infestadas com uma praga branca, como acabar com elas? Pois seus caules estão secando e suas folhas caindo, elas estavam lindas, me mandaram que colocasse espuma de detergente de pia, mas acho que isso está matando as plantinhas ao invéz das pragas. Poderias me ajudar?

Cidinha disse...

Oi, Elisandra, esta praga branca, possivelmente sejam pulgões, eles sugam toda a seiva, porisso ela vai definhando. O trabalho mesmo é manual, embeba um cotonete em álcool, e vá retirando essa massa branca, infelizmente, se for muito grande o estrago, talvez perca algumas flores. Espuma de detergente, nunca ouvi falar, acho muito agressivo, não usaria. Beijo e obrigada pela visita.

Cidinha

Unknown disse...

olá Elisandra.
Eu também estou com problemas com minhas honze horas que também são lindas e tenho de varias cores e qualidade.Os bichinhos são br.e bem chatinhos dificeis de exterminar já fiz de tudo.Passei gimmy ,calda de fumo enfim estou matando o que restou delas ,então estou mudando de tática pego um balde com trs litros de água e ponho 5 colh.de vinagre e devagar dou um banho nas folhas e depois passo uma escovinha de dentes ,jogo o bichinho no chão e piso.rsrsrsr não tem outro jeito amiga.Ah! viajei p/ duas cidades diferentes e lá também as h.horas estão infestadas acho que é o calor.Boa sorte .
Um abraço p/ voçe Cidinha obrigada por este espaço bejos.

Diego disse...

Adoreeeei o blog e o assunto sobre essa plantinha onze horas!
Fiz a minha e espero que pegue, he he he.
Beijos.

Ionice disse...

adoro onze horas, ja tenho algumas cores, acho tao lindo , encheu de pulgao e agora nao da flores, todos os dias retiro aquelas coisas branquinhas, resolvi comprar mais. adorei a dica de fazer mudinhas, vou fazer assim.
agora quero ter maria sem vergonha , comprei 4 mudinhas, mas morreram todas, quero cultiva-las tambem, abracos e obrigada pela dica.

Anônimo disse...

comecei a plantar onze-horas porque sempre as achei lindas. Mas estou com problemas porque as 2 mudas morreram e replantei o que restou das raizes. Será que pegam? que remedio colocou para os tais piolhos que sempre aparecem?

Cidinha disse...

As raízes não vão te dar novas mudas....esqueça! Leia o post, tem tudo explicadinho.

abraço
Cidinha

regina disse...

ola,seu jardim e lindo.eu tenho um vaso cm muitas onze horas e eu amooo,levanto cedo todos o dia so pra ver se as flores ja abriu rs,,,ontem msm tirei 3 mudas e passei p outro vaso pedente.bjos

Unknown disse...

olá cidinha , eu amo onze horas mas nunca consegui q elas fossem adiante até q conheci seu blog segui passo a passo e tenho varias onze horas estão lindas ..mto obrigada peles dicas ... bjos

Unknown disse...

Olá cidinha eu amo onze horas mas nunca consegui q elas fossem adiante até encontra seu blog , segui passo a passo e elas estão lindas estou amando agora estou sempre t visitando mto obrigada bjos

Unknown disse...

gostaria q vc me enviasse sua receita caseira obrigada

Marlene disse...

Sou apaixonada por flores e as onze horas são as minhas meninas dos olhos!
Delicadas e ainda florescem o ano todo. Meu jardim tem em todo espaço disponível!
Parabéns a quem cultiva flores, pois a vida fica mais leve florida!
Beijos de Marlene.

Marlene disse...

Sou apaixonada por flores e as onze horas são as minhas meninas dos olhos!
Delicadas e ainda florescem o ano todo. Meu jardim tem em todo espaço disponível!
Parabéns a quem cultiva flores, pois a vida fica mais leve florida!
Beijos de Marlene.