Seguidores

quarta-feira, 18 de março de 2009

Preparação/recuperação e pintura de vasos

A fruta aberta

(Thiago de Mello)


"Agora sei quem sou
Sou pouco, mas sei muito,
porque sei o poder imenso
que morava comigo,
mas adormecido como um peixe grande
no fundo escuro e silencioso do rio
e que hoje é como uma árvore
plantada bem no alto de minha vida."


Vaso com onze-horas (sinta o sol!)
Preparo de vasos de barro para plantio

O plantio em vasos é muito prático e permite que você possa ter uma variedade de plantas, e conforme o tamanho, cabem em qualquer espaço. O importante é a escolha certa da planta, por isso é importante as condições de iluminação e climáticas. O tamanho do vaso deve ser adequado à planta que escolheu, para o seu bom desenvolvimento e para ter um bom resultado visual.
A primeira coisa a fazer, se forem novos, é mergulhá-los na água, deixar por 24 horas para que ele absorva água suficiente e depois não "roube" a água das regas . Ao retirá-lo da água eles rapidamente secarão.
Após isto feito, é necessário impermeabilizá-los por dentro, para que possam conservar a umidade e para que não fiquem esbranquiçados por fora, por causa da umidade das regas. Existem no mercado, em casas de material para construção, vários produtos para este fim. Faça a aplicação ao ar livre e use luvas.

O orifício no fundo do vaso tem a função de drenagem, portanto recubra-o com pedriscos, cacos de telha, pedra britada ou mesmo um pedaço de tela plástica, daquelas quadriculadas, para a terra não passar, pois ela tem nutrientes importantes para a planta.
Recuperação de vasos usados: muitas vezes compramos plantas em vasos de barro e replantamos em outros recipientes ou mesmo na terra. Não jogue estes vasos fora, é possível reaproveitá-los. Muitas vezes ficam guardados embaixo de alguma planta, e com sol e chuva ficam meio acabadinhos. Mas lembre-se, embaixo dessa aparência de "vou jogar fora", se esconde um vaso em ótimas condições.

Para recuperá-los deixe-os de molho com água até a borda, de um dia para o outro, e depois com uma esponja(verde/amarela), facilmente removerá todo o bolor do vaso. É muito fácil, pode até limpar sem deixar de molho com uma palha de aço ou escova de cerdas duras.



Fica novinho em folha, pronto para o uso.


Abaixo é o vaso impermeabilizado, aplique o produto até uns dois 2cms da borda.



Repintura de vasos: quer renovar o visual dos vasos? É simples e fácil. Primeiro deve lavá-los bem, retira a pintura antiga com uma lixa fina e pintar com a cor de sua preferência. Como foi impermeabilizado por dentro, pode ser usada tinta acrílica, caro contrário, a pintura com o tempo e umidade vai se soltar. Inicialmente de uma demão branca para uniformizar a superfíce e depois duas demãos da cor escolhida e termine com verniz acrílico ou náutico, dependendo do local onde vai colocá-lo
Como são vasos usados, já estavam impermeabilizados e não é necessário nova aplicação.
Tenho muito desses vasinhos, para serem pendurados, e achei mais dois perdidos e pintei da cor de outros que estão com novas mudinhas (azuis).



Bom ,agora com vasos prontinhos e recuperados, é só plantar!

11 comentários:

Carla Fabiane disse...

amei chegar até aqui...
me sinto m casa...
estarei sempre por perto...
beijo

Teresa Vidinha disse...

Hoje também é o nosso dia !!!
“Feliz dia do Artesão”
:o)
Um beijo
Teresa Vidinha

Maria Bettencourt Lemos disse...

Olá Cidinha,

Este seu blog além de nos mostrar as suas fantásticas artes também tem o condão de nos elucidadr sobre imensos assuntos e todos eles muitissimo interessantes!
Parabéns por isso!
Um abraço eoptimo fim de semana,
Maria Lemos

marinaebrunaartes disse...

Ola !
Vim desjar um bom fim de semana cheio de artes...bjs

Cor de Mel disse...

A Cidinha é mesmo uma querida, pois apresenta trabalhos espectaculares e ainda ensina e dá dicas preciosas. Parabéns por isso e muito obrigada!!
Beijinhos grandes para si,
Lia.

Patricia disse...

AMEI TUDO ,ARTESANATO ,FLORES, CLARICE LISPECTOR,RUBEM ALVES...ENFIM TUDO MUITO DESLUMBRANTE!!!!!!!PARABÉNSSSS!!!!!
AH SERA QUE É FACIL ENCONTRA AS LANTERNINHAS JAPONESAS? BEIJINHOS...

Cidinha disse...

Oi Patricia,

Volte sempre, é um prazer recebê-la. As mudinhas você acha facilmente, no CEASA, em floras. Boa sorte!

Abç

Viviane Jantim disse...

Ola!
Por favor, qual o nome do impermeabilizador que você usa nos vasos de barro e onde encontro para comprar?

Obrigada

Viviane

Anônimo disse...

amei tudo, vc só não explicou como impermeabiliza os vasinhos.. bjsss

Cidinha disse...

Você pode usar neutrol ou sika, produtos facilmente encontrados em lojas de materiais para construção. Eu uso neutrol, ele é um tipo de piche, então use luvas para a aplicação, deixe secar, passe uma camada farta. Espero tê-la ajudado!

Vânia Maria Alvares disse...

Cidinha adorei seu blog, vim te visitar e vou te seguir, acabei chegando até você porque tenho uns vasos antigos de resina e preciso trocar a pintura que esta gasta, e não sei como fazer. Gosto de artesanatos, mas nessa parte de pinturas não sou muito boa, se puder me dar umas dicas vou amar.
Beijinhos