Seguidores

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Plantio e cultivo de cravo de defunto (tagetes)

"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há que ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérprete de sonhos"

(Rubem Alves)
Hoje vou explicar como plantar cravo de defunto (tagetes), flor com tonalidades que vão do amarelo ouro ao laranja, as mescladas são especialmente bonitas, com tons vibrantes e intensos. O nome vem do seu cheiro forte e assim, era muito usada para espantar moscas em velórios. É originária do México.

É de muito fácil cultivo, como as onze-horas, que já expliquei em post anterior.

1- Inicialmente saiba que, esta flor nos fornece muitas sementes, que garantem flores e mais flores. Como? Quando o botão secar (deixe-o secar no pé), retire-o, se fizer a retirada antes da secagem completa, deixe-os encima de um jornal, ao sol.


2- Quando bem sequinhos, do seu miolinho, aberto, retirar as sementes. Nunca contei, mas acredito que cada uma fornece de 15 a 20 sementes, multiplique por todos as flores secas, e verá quantas sementes terá!



3- Veja só, quantas, isso porque não retirei de todas as flores, que eram muitas.


4- Coloque-as num recipiente seco e pode guardá-las que duram mais de um ano. São sementes prá dedéu! Se alguém quiser, algumas entre em contato comigo via e-mail.



5- Plantio: prepare a terra, distribua as sementes pela superficie, e cubra-as delicadamente , novamente, com terra. Deixe num local protegido do sol, e regue-as sempre que o solo estiver seco.


6- Use como sementeiras, vasos, caixas de frutas, qualquer recipiente (não necessita ser fundo). Cubra-os com plástico, pois cumpre duas funções, primeiro acelerar p crescimento, e em casa, especialmente, por conta de uns amiguinhos, passarinhos, que adoram lanchar,no meu jardim, e para boa convivência, cubro até os brotinhos estarem maiores.

7- depois de uns dias, começa o processo de crescimento. São bem bonitinhos os brotinhos,





8- Assim que estiverem com 15 a 20 cms, pode plantá-los no lugar definitivo. Cravos, vão bem em vasos, como no chão, e gostam de solo adubado.

São flores duradouras, tanto no verão e no inverno, e dão uma luminosidade especial ao jardim.


57 comentários:

Anja disse...

Oi!
Parabens pela aula do plantio de cravos,muito interesante.
beijos
Angela

Anja disse...

Amiga
Pascoa e VIDA,
Pascoa e PAZ,
Pascoa e AMOR.
Celebre a Vida
Com muita Paz e Amor
E Cristo no coraçao
FELIZ PASCOA
Angela

luis lourenço disse...

esta seminalidade tão comovente com alma poética...o amor que vc coloca nos detelhes das coisas é tocante...da semente ao brotinho, do brotinho à flor...Lindíssimo.

votos de uma Páscoa muito feliz...

beijinho,

Anônimo disse...

Saudações. Gostei muito das dicas do plantio de cravos.São realmente lindos.Peço uma COLABORAÇÃO: Estou fazendo uma campanha comunitária de combate à dengue, com o auxílio do cravo e gostaria de adquirir sementes do cravo amarelo e laranja.Pode ser enviado pelo correio"sedex",basta você se comunicar comigo que eu mando o dinheiro das despesas.A minha ideia é distribuir mudas atravéz das escolas. Grato !!!

Anônimo disse...

Oi! Parabéns pela aula do plantio de cravos.Gosto muito de plantas,tenho varias. Mas o cravo só tenho amarelo que meu esposo trouxe.Gostaria de saber se tem branco ? e como faço para conseguir outras cores.
Abraços
Lúcia Carvalho

Maria Bettencourt Lemos disse...

As coisas fantásticas que aprendemos consigo....fantástico este seu post, paraben s!!!

Anônimo disse...

O! Parabens pela tua dedicação d nos ensinar.Eu acho lindo o tagetes[q conhecia só como gravo d defunto.Comprei 115 mudas,já com flores LINDAS,plantei em 7 metros,
aquela beleza toda enchia meus olhos..era p/ mim 1 cal,ante natural,admira -las.Mas toda vez q 1 flor começava a secar tirava,resumindo..estou 100 nenhuma.Mas agora aprendi.Carinhosamente Tania.

Anônimo disse...

Oi sou eu d novo ,meu nome é Tania,as q terminou com 115 mudas d cravo d defunto,mas com o teu carinho..vou comprar mais e fazer certo.Temos q agradecer a DEUS por existirem pessoas q nem vc q preservam o q ELE criou.Uma perguntinha..eu deixei as raízes..d lá vem brotação?Perguntei numa floricultura disseram q ñ,mas gostaria d saber a sua opinião.Abraços.

Cidinha disse...

Oi, Tania,

As flores que voce jogou é onde estão todas as mudas. Deixe-as bem sequinhas, no pé mesmo, e quando assim estiver, olhe no post e retire as sementes. O pé com raiz não vai te dar novas flores e sim as sementes.

AQbç
Cidinha

Anônimo disse...

Olá!
Meu nome é Jorge e sou fotografo gosto muito de flores, por enquanto só tenho fotos de muitas espécies, mas, uma me deu vontade de cultivar justamente este tipo de cravo, que encontrei em um interior da Bahia onde passei, uma senhora me deu umas sementes e desde já agradeço suas informações sobre o cultivo, pois eu não sabia como começar.
Um forte abraço!!!

Anônimo disse...

Olá,adorei sua explicação sobre o cultivo de cravos. Estou querendo montar uma floricultura e como tenho um sítio, gostaria de cultivar algumas espécies mais duradouras como crisântemo,lírio,copo de leite,margaridas,girassóis etc.
Infelizmente não sei por onde começar.Poderia me dar algumas dicas? Obrigada!

Cidinha disse...

Espero que minha pequena experiencia possa te ajudar.Me manda seu e-mail , aguardo.

abç
Cidinha

Anônimo disse...

Gosto muito de ervas medicinais , inclusive achei um site muito bom para tratamento com ervas medicinais pode ser que ajude outras pessoas como eu o Link é:

www.chamedicinal.com.br

Unknown disse...

ENcontrei esta página por acaso e me interessei pelo cultivo do cravo de defunto. Como posso fazer para receber uma sementes e começar a plantá-las? Moro no RJ e a dengue é sempre uma ameaça ...

Obrigada,

Lilian

Cidinha disse...

Oi,Lilian . Obrigada pela visita. Infelizmente, não tenho mais sementes, as últimas enviei para Góias, semana passada, agora é só aguardar novo plantio.

Abç
Cidinha

Unknown disse...

olá
amei o seu blog
to fazendo um jardim de cravos, e to precisando de muuuuuuuitas semaentes...teria como me mandar um cado?
to procurando pelos brancos tbm, se tiver alguma dica...
bjão

ameliacorlaite@yahoo.com.br

maria disse...

Estou procurando sementes de cravo e não encontro. Alguem poderia me ajudar?

Obrigado

Maria

Anônimo disse...

SRS Me informem como conseguir SEMENTE DE CRAVO DE DEFUNTO. AGRADECO E.MAIL : LANTONIOFACIOLI@SUPERIG.COM.BR

Coisinhas da Fran disse...

Oi.. amei seu site, me diga uma coisa, posso usar o mesmo modo para o plantio do cravo gigante? como faço para tirar as sementes do cravo gigante vermelho? tenho algumas flores dele, que já estão cortadas, e depois como faço o plantio? obrigada Bjs. Fran

Anônimo disse...

axei as suas dicas muito boas, e esses cravos lindos. eu gostaria de ter um pouco dessas sementes desses cravos. será que me arranja umas sementinhas? deixo aqui o meu mail para o caso de querer entrar em contacto cmg. beijos grandes

veravalverde@live.com.pt

Simone disse...

oi, gosto muito de flores, e adorei essas, será q pode me eviar algumas sementes?, obrigado..
...Fica sempre, um pouco de perfume, nas mãos que lhe oferecem rosas...

Cidinha disse...

Simone, infelizmente não tenho mais sementes...sinto muito!

abç
Cidinha

Marília disse...

linda postagem. estou começando um jardim para minha avó...caso ainda tenha sementes me escreva. marilia-fernandes@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá!!
Fiz o meu trabalho de mestrado com cravo de defunto, e estou fazendo o levantamento de custo por ha, por isso preciso saber qual e o valor das flores em kilos do cravo de defunto, se vc souber de algum fornecedor dessas flores seja fresca ou seca por favor me diga. meu email ype.amarelo@hotmail.com

Liz Gusmão disse...

Oiee!!!!
Nosssaaa, parabéns pelo post!
Adoro cultivar jardins, plantar flores diferentes...adorei saber como plantar estes cravos. Muitoo interessante!
Fantástico Post!

Beijos

Anônimo disse...

Boa tarde aqui do Lobito, Angola.
Meu nome é Carlos e fiquei agradavelmente surpreendido com este artigo sobre a Tagetes Patula, que me irá ajudar a mim, colegas e amigos.Meu endereço de mail de trabalho é:
sodexholobito@yahoo.com
e gostaria de obter sementes deste Cravo para plantar em Angola.Pago as despesas necessárias, por favor!
Carlos Dias

Rafael Morais disse...

Olá, Cidinha. Eu assim como a rapaz aqui em cima também queria saber onde arranjar umas sementes. Talvez se você me explicasse onde elas crescem naturalmente eu pudesse achar aqui por perto, mas a também podemos ver se você podderia me mandar? Muito obrigado pelas informações. Sou Rafael e meu endereço de email é rvmorais@gmail.com

Anônimo disse...

Olá Cidinha, que úteis e suaves as suas palavras. Adorei a exposição sobre o cultivo do cravo de defunto. Como posso obter algumas sementes? Agradeço desde já . Abç email: adm@ciadeplanejamento.com.br

Amadeu Jorge disse...

Ola,

Gostaria de obter algumas sementes dessa flor.
amadeujorge@hotmail.com

Anete disse...

Oi Cida!
Parabéns pelo blog!
como vc diz no título, temos algumas coisas em comum...
tenho interesse nas sementes de Tagetes. Como posso obter algumas sementes? anete.meira@gmail.com

Anete disse...

Olá Cidinha!
gostei da aula do plantio de cravos!
Como posso obter as sementes?
anete.meira@gmail.com

Teresinha Figueiredo disse...

Oi, Cidinha! Estou impressionada com o interesse das pessoas pelo humilde cravinho de defunto, essas flores lindas que me acostumei a encontrar nos quintais da minha infância e que, parece, tornaram-se famosas, com o passar dos anos.
São mesmo muito bonitas as tagetes. Principalmente as bicolores, dobradas e as quase douradas, de tão amarelinhas...
E suas sementes podem ser compradas pela internet, em floriculturas que vendem on line.São bem baratinhas e nascem mesmo! É só procurar no Google por " sementes de tagete", que aparece uma porção...Simples assim. Depois, é só ficar retirando as sementes das flores secas, como a Cidinha ensinou e ... pronto! É cravo para o resto da vida! Bons jardins para todo o mundo! Abraços
Teresinha

Anônimo disse...

oi gostei muito das flores gostaria de saber como posso obter as sementes email siriusazul@hotmail.com.com não tenho seu email.

Unknown disse...

Oi gostei muito das suas dicas e gostaria de ter algumas sementes meu email é michelleleal@oi.com.br

Unknown disse...

Oi, adoro flores e gostei muito da dicas sobre os cravos. Gostaria de obter as sementes meu email é michelleleal@oi.com.br

chagas disse...

Oii você ainda tem alguma semente de cravo ? Ou de algum outro tipo de flor ?

gis_chagas@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá,já tem uma semana que plantei juntamente com os meus alunos de 4 anos sementes de cravos
em vasinhos para que eles possam presentear as mamães em maio ,será que até lá já deu flores?

Unknown disse...

Ola qual eh o seu email?? Gostaria de algumas sementes

Anônimo disse...

Já comprei muitas sementes deste Cravo,mas nunca germinaram,marca Top-Seed.
Ficaria muito contente se você puder me enviar algumas sementes.
Gostei muito de seu Blog,Parabéns .

hjpereira@globo.com
Hélio

Mari disse...

Parabéns pela explicação e dedicação....vou comprar sementes,onde posso encontra-las?Nem sabia que elas existiam e para que serviam....

Anônimo disse...

olha pra quem quer ter uma horta caseira é só plantar o cravo de defunto no meio das hortaliças, garanto que suas verduras não vão da uma lagarta, ele é repelente natural e sua horta ficara florida.






Maria Odete disse...

Olá.
Que graça de Blog! E é de utilidade pública.
A propósito, você ainda dispõe de sementes de cravo de defunto? Se sim, poderia me mandar? Como?
Meu e.mail: menanipi@gmail.com
Obrigada.
Maria Odete

Anônimo disse...

Oi. Qual a época do ano para plantar?

Cidinha disse...

A melhor época para replantar é entre julho e agosto, e terá belos cravos na primavera.

Anônimo disse...

VI QUE VOCÊ OFERECEU SEMENTES DE CRAVOS, GOSTARIA DE GANHAR, COMO FAÇO?

Unknown disse...

Boa tarde! como faço pra obter as sementes, vc poderia envia-las.

Sophia Lily disse...

Este post foi realmente muito bom!

Achei incrível todo esse processo que eu não tinha conhecimento.

Flores são fantásticas.

Parabéns!

Anônimo disse...

boa tarde gostaria de adquirie sementes dos cravovos meu e-mail
anaquiteriamaria@gmail.com gostaria de saber os proçps das despesas obrigada

Teresa-Humor pra espantar a dor disse...

Parabéns. adorei as aulas do seu blog delicioso.
Eu quero as sementes de cravo de defunto,sim.
Sou da Casa Verde Sampa.
email teresa.tosi@hotmail.it

Teresa-Humor pra espantar a dor disse...

Amei teu blog e quero sim as sementes do cravo de defunto kkk
email teresa.tosi@hotmail.it
Grata, muito grata

Unknown disse...

olá! Como faço para adquirir as sementes? Li que essa planta ajuda a espantar alguns insetos da horta e queria plantar ao redor dela. Sou apaixonada por plantas mas sou um pouco curiosa ainda. O problema é que a minha horta só tem 40 cm de largura. Essa planta ocupa muito espaço? Ela fica bem ao sol?
Bjs
Rosane (rmcoutin@gmail.com)

Anônimo disse...

É bom mesmo pra dengue?

Unknown disse...

Olá! Seu blog é muito lindo!
Gostaria muito de obter as sementes de cravo. Como devo fazer para que você me envie?
Se puder, entre em contato comigo pelo email.
Tenha um ótimo dia!
Bárbara

Anônimo disse...

Olá!
Meu nome é Antonio Camilo e já a algum tempo procuro cultivar o cravo de defunto e agora encontrei seu blog com estas elucidações a respeito e como você colocou acima que se alguém tivesse interesse em sementes, tomei a liberdade de lhe escrever. Gostaria muito de receber as sementes e quero saber como faço para isso...
Meu e-mail: camilo_cunha@hotmail.com

Atenciosamente.

salinete disse...

tenho alguns pés de cravo de defunto e eu acho muito difícil o cultivo dela.tô quase perdendo elas porquê as sementes não nasce já tentei de tudo , descobrir que pega por galho mas nem por galho tá dando mais certo o que eu faço ? não quero perde elas e porque que as sementes que eu planto não nasce?

Cidinha disse...

Antonio, dizem que sim é ótimo para dengue, inclusive já li artigos sobre isso.

Cidinha disse...

Salinete, observe que as sementes devem estar bem secas antes do plantio. Quando semeadas, coloque em local sem muito sol e tome cuidado para não encharcar....em menos de 15 dias elas brotam, espere que fiquem com mais ou menos 15 centimentros e replante. Beijos, obrigada pela visita.