Seguidores

domingo, 1 de maio de 2011

Revestimento de latas com tecido: passo a passo


Bom, as latas foram o maior sucesso. Agradeço a todas, pelos elogios. Muitas entraram em contato via e-mail, pedindo o passo a passo. Vou descrever o que fiz, pois é bem simples, mas se mesmo assim alguém tiver dúvidas, só dizer, e explico. Vou fazer com passos simples, bem descritos:

1- Lavar bem as latas, para retirar qualquer resquício de gordura. Deixar secar encima de uma toalha;

2- Dar uma leve lixada, para facilitar a aplicação da tinta;

3- Dar demão de tinta - galvite à base de água - para que não ocorra ferrugem, que vai inutilizar o trabalho. Pode ser necessário dar mais de uma demão, isto vai depender da cor da lata (clara ou escura) e do tecido que vai utilizar (estampado/liso; cor clara/escura);

4- Prepare o tecido embebendo-o em uma água com termolina leitosa, colocar para secar. Passar muito bem. Isto facilita muito o trabalho de colar, assim como não permite que os fios desfiem, o que garante um bom acabamento;

5- Aplicar cola em toda a superfície da lata e ir colando o tecido. Para acabamento nas junções, use fitinhas;

6- Na parte inferior, deixo tecido de modo que possa virar dentro da lata (borda superior);

7- Na parte da tampa, faço o molde da tampa (sem a lateral) e colo, a termolina garante um bom acabamento nas bordas;

8- Na lateral das tampas, pode colocar fita de cetim. Se a lateral for larga, pode ser aplicado tecido;

9- Para finalizar aplicar 2 a 3 demãos de verniz acrílico, que garante a durabilidade e acabamento do trabalho;

10-Gostaram??? Que bom, se usarem estas dicas, me enviem fotos, para que eu possa fazer uma postagem e façam um link para o blog, retribuindo desta forma, a gentileza de dividir com vocês este passo a passo.

Agradeço a todas, pelo carinho, pelas visitas e comentários. Todas são extremamente importantes....amigas....queridas...pelas quais tenho o maior respeito e carinho!

21 comentários:

Ana Cláudia disse...

Que coisa mais linda!!! Vou tentar fazer uma.
Parabéns!!!!

dollystar disse...

Cidinha, amei sua latinha decorada...No passado já fiz várias mas, 40 anos atrás, pode imaginar que cola se usava? e antiferrugem? ahhaha o que mudou muito foram os materiais. Esse tecido que vc escolheu conferiu fineza e charm à peça, ficou mesmo muito delicada, parabéns!

Rosana Remor disse...

Que coisa mais linda!!E o modo de fazer tá bem fácil!!Bjs!!

Atelier Mil e Uma Artes disse...

Cidinha, vc tem mesmo mãos de fada!!!
Obrigada por compartilhar a idéia com o passo a passo!!Parabéns as latas ficaram lindas e, reciclar é preciso!!
Beijos.

Sonhos e Artes disse...

Linda Cidinha! Não tem mais palavras! Arte perfeita!Bjus.Josi

Rose disse...

Adorei essa ideia e tenho umas latas de panetone e biscoitos e nãos abia o que fazer com elas...obrigada pelo PAP.
Bjinhus e bom restinho de domingo!!!

Carla disse...

Que ótimo! Adoro latas assim e não fazia ideia de como proceder para forrá-las. Seu tutorial caiu como uma luva! Obrigada.

http://claudiaaoextremo.blogspot.com/ disse...

Ficou muito linda
Esse tecido é super delicado e bonito
Parabens
vou tentar fazer tb!!!

Cores do caminho disse...

Oi querida Cidinha muito bom essa mania de criar, recriar e inventar, mas o melhor é voce dividir conosco.rsrss.
Bjs e obrigadissima.
Alice

Meus Netos...Minha Fortuna!!! disse...

OH MINHA QUERIDA AMIGA

TU ÉS UM VERDAEIRO "POÇO DE SURPRESAS" E FAZES SEMPRE COISAS ÚTEIS E LINDISSIMAS!

BELISSIMO TRABALHO;

Parabens e um grande abraço com muita amizade e carinho

Vóvó Cassilda

TELMA GUEDES disse...

Adorei minha querida, super simples e tem um efeito mto bonito! me diga q cola q a gente usa p não ficar enrrugado?!!!! super beijo!

Cidinha disse...

Telma, para este tipo de trabalho, uso Cascorez. para facilitar a aplicação diluo em um pouco de água, e passo com um pincel.

beijo

Fabíola Deiró - Artesanatos disse...

Olá!!

Vim conhecer seu blog e me encantei com seus trabalhos!São perfeitos,maravilhosos!Parabéns!
Muito lindos!Já estou seguindo e vou add na minha lista dos cantinhos que adoro visitar,estarei sempre passando aqui pra ver as novidades.
Beijos

http://artesempontocruz.blogspot.com

Cheiro Doce disse...

Adorei o PAP Cidinha!
Vou fazer, pois o que eu mais tenho é lata de leite Ninho 1+ para o meu pequeno... acabei guardando ao invés de jogar fora.. agora tenho que usá-lo de alguma forma.... heheeh
E menina, nada do correio passar por aqui... não estou entendendo nada.... :(

beijos
Ana

José Maria Lobato disse...

Olá Cidinha!!!
Agradeço sua participação no meu sorteio e desejo-lhe muita sorte. Se quiser ainda divulgar o mesmo, aqui no seu blogue, avisar-me do facto, e terá mais 2 chances extras de vir a ser a vencedora!!!
Quanto à caixinha que escolheu para prémio, poderá dizer-me de qual se trata??? Qualquer uma à sua escolha, disponha!!!
Poderá também, desde já, ganhar ainda 1 dos 4 quadrinhos que irei sortear nos próximos 4 Domingos de Maio!!!
beijinhos, Zé Maria

Ateliê Toque de Arte disse...

Vou tentar fazer. Adoro latas.
Obrigada por dividir.
Beijos e sucesso
Iray

Anônimo disse...

Olá, Cidinha, bom dia!
Vim conhecer seu blog e amei seus trabalhos. Lindas essas latas, fiquei com vontade de fazer isso também. Quando tiver um tempinho, venha conhecer seu blog, será um prazer. E tem sorteio rolando!
Bjs

SoBijoux disse...

Cidinha, com estas dicas tão pormenorizadas, quem não vai conseguir forrar uma latinha?!!
Obrigada por partilhar. Ando com falta de inspiração, seu tutorial pode ser que me inspire.
Bjs.
Ione

Cristina disse...

Amei, amei,amei!!!
Parabéns suas latas ficaram um charme, e é uma ótima opção para presentear.
Bjim.

Maria Ignez disse...

Oi amada, que lindo blog; adorei a idéia da forração de latinhas; gosto de reciclagem. Acabei de fazer o meu, gostaria de receber tua visita, agora que vou lançar ao público. Estou precisando de seguidores.
mariaignez-oficinadasartes.blogspot.com
Seja muito bem vinda

Anônimo disse...

adorei a latinha , queria saber posso usar o primer para metais antes da colagem nolugar do galvite?
espero contato.
matiene13@gmail.com