Seguidores

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Latinhas

Como ter muitas latinhas para pintar?
A idéia é dar de presente as pessoas amigas e com certeza, você vai ganhar muitas latinhas, vidros.....Se seu desejo é vendê-las isso vai ajudar muito.

Para economia de tempo e trabalho, o ideal é fazer muitas latinhas de uma só vez, por etapas.
1) primeiro lavá-las bem, e enxaguar com uma mistura de água e vinagre, na proporção de 2;1
2) depois de bem enxutas, passar uma demão de produto á base de água, eu uso galvite ( á base de água);
3) depois de secas, passar uma de mão de tinta PVA acrilica, de boa qualidade.
dica: retire parte da tinta e coloque num pote menor, e nela adicione água na proporção indicada pelo fabricante, de preferência água filtrada, senão fica um cheiro ruim. Nunca adicionar a água na lata em que vem a tinta, isso fará com que ela estrague facilmente. Como são muitas latinhas para pintar, funciona direitinho.
4) Como gosto de latas coloridas, prefiro usar papel para decoupage (isso é muito pessoal), permite mais variações.
5) Com tinta PVA branca, faço as tintas coloridas usando pigmentos, pois consigo deixá-las na cor quero.
dica: Guarde embalagens plásticas de bolachas, aquelas divididas, e em cada divisória dá par "produzir" uma cor, para as latinhas que você está fazendo. Como gosto de dar duas demãos, e para a tinta não ressecar( e não perder a cor preparada), eu envolvo a embalagem, onde preparei as tintas, com um plástico úmido, e não corro o risco de poder não aproveitá-las.
6) Nesta fase, é legal, pensar e bolar que figuras vai usar, e recortá-las. Na colagem de gravuras, de papel, após a secagem das tintas, eu coloco as figuras de molho uns trinta segundos, depois coloco-as em cima de uma toalha e delicadamente as enxugo e passo, termolina leitosa, assim ficar super fácil a colagem e o acabamento. Com um plástico fininho, aliso a figura.













7) Após secagem das figuras, passo duas demãos de verniz acrílico, que uso do mesmo modo que a tinta PVA, para boa conservação.

8) Finalmente, nesta etapa, você pode dar um toque especial, enfeitando, usando tinta dimensional, fitinhas,etc...

Garanto, que todos vão adorar suas latinhas, principalmente você.


7 comentários:

luis lourenço disse...

ficam muitas bonitas! a técnica parece simples mas é preciso muita minúcia, paciência e carinho! Por falta dessa paciência sinto que não iria por aí...

carinhosamente

Arte Com Quiane disse...

Obrigada pela visita!! As suas latas são maravilhosas, parabéns pelo capricho e dedicação! Eu adorei o passo a passo que vc fez com as dicas, a de alisar com o plástico por cima vai ser útil pra mim, rsrsr
as tampas das suas latinhas na foto parecem ser de madeira,são de madeira ou são de plástico mesmo?
Abraços e tenha ótimo fim-de-semana!!
Quiane

Bia Caratti disse...

Olá vim retribuir sua visita,simplesmente amei teu blog e a explicação das latinhas então adorei,estou tentando fazer mas quando colo o guardanapo ele absorve a cor da lata e fica meio transparente onde estou errando? Vou adicionar vc a meus favoritos,tenha um lindo final de semana,bjs.

Unknown disse...

Você gostou das minhas latinhas, mas, as suas estão maravilhosas.
Alias, seus trabalhos são um encanto.
Vou levar o link para voltar outras vezes.
Um lindo domingo pra vc.
Beijinhos.

Carla disse...

Olá,
vim retribuir sua visitinha ao meu blog.
adorei suas latinhas estão muito bonitas, parabéns.
Beijinhos
Carla

Unknown disse...

Adorei conhecer seu blog,suas latinhas estão linderrimas,estou tentando fazer,mas até agora nada...sou muito atrapalhada rsrsrs mas não desisti uma hora sai.Acho q depois d'eu fazer todos os erros possiveis e imaginarios só então não errarei mais.bjs e meus parabens.

Deiazita disse...

OLá, Cidinha.
Vim retribuir a visita ao meu blog...adorei as latinhas.Já tentei fazer uma,mas não ficou mto bem.E a tampa plástica foi dificil pegar a tinta...Fiquei encandada com estas das abobrinhas....Tbm quero...Snif,Snif.
Beijinhos e Bom domingo.