Seguidores

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Marchetaria

Quarta-feira.....atribulada.
"Se cada dia cai, dentro de cada noite,
há um poço
onde a claridade está presa.
há que sentar-se na beira
do poço da sombra
e pescar luz caida
com paciência."
Pablo Neruda
É lindo demais....mágico.....é um brincar com as palavras....e os sentidos.

Hoje trago algumas peças de marchetaria, que fiz algum tempo....
Se você é paciente, criativa, dá para fazer peças lindas e sofisticadas. Dá para revestir o que quiser, só que é necessário paciência e atenção. Trabalhar com peças de MDF é muito fácil e são ecologicamente corretas, não podemos esquecer disso. Nos meus trabalhos de pintura sempre utilizo produtos à base de água.
É importante fazer um esboço antes, com papel quadriculado, onde pode "bolar" o motivo que vai fazer e o quanto de recortes vai usar, as cores das lâminas que vai usar, para não correr risco de errar e perder recortes. Viram só, porque requer paciência.


Nesta caixa, por exemplo, os recortes são grandes e tem apenas dois detalhes menores, que depois de recortados com o estilete, são juntados com fita crepe para formar o desenho.

Se alguém tiver interesse, posso descrever o processo mais minuciosamente, é só me mandar um e-mail. São muitos detalhes.

O acabamento é com cera, é só passar com uma bolinha de algodão, tirar o excesso com escovinha e passar uma flanela para dar brilho


Nesta peça só revesti a parte de baixo, e a de cima, usei uma decoupage. Ficou bonitinha.....eu gostei muito.











Esta é mais trabalhosa, são muitos recortes....e muita paciência.

Um comentário:

Vívian Westphal disse...

Nossa Cidinha, não tinha visto isso. Muuito legal, vou até mostrar ao meu marido..rsrs Essa dica da cera tb, legal... eu sei que ele usa verniz, mas a cera é uma opção legal...Bjus e obrigada