Seguidores

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Como fazer mudas de maria sem vergonha...de serem bonitas

"Jardins bonitos há muitos. Mas só traz alegria o jardim que nascer dentro da gente. Vou repetir porque é importante: só traz alegria o jardim que nascer dentro da gente. Plantar um jardim é como parir um filho. É preciso que o jardim se forme primeiro como sonho. Traduzindo: se o jardim não estiver dentro o jardim de fora não produzirá alegria."

(Rubem Alves)


Recado as pessoas - Anônimo- que deixaram comentários na postagem de plantio de cravos....Por favor, entrar em contato por e-mail, pois não tenho como responder a vocês ou ceder as sementes solicitadas.

Maria sem vergonha...de serem bonitas


Gosto de flores simples,pois são encantadoras.

Maria sem vergonha...de germinar em qualquer lugar. Mas não é bem assim. Como todas as plantas, tem algumas condições necessárias para o seu plantio e cultivo, que se forem respeitadas, deixarão seu jardim florido e multicolorido.


Elas gostam de solo úmido, nunca encharcado pois o seu caule apodrece. Em solo seco, você não terá sucesso. Gosta de lugares abafados, protegidos do vento e sem luz do sol direta, pois elas ficam caidinhas.


Épocas ideais de replantio março e agosto. Em março, fiz o replantio.


Para entender em qual época fazer o replantio, observe o caule da planta, se ele estiver grosso e as flores já não germinando com exuberância e abundância, esta é a época correta.


Primeiro passo: retiro cuidadosamente todas as maria sem vergonha com raiz , e coloco-as em vasos vazios, ou jornal e a partir daí, vou fazendo mudas. cada pezinho, dá muitas mudas. Veja abaixo, cada caulinho desses, com raiz, dá uma muda. Corte o caule com raiz, deixando com 7/8 cms, desprezado folhas e flores.



Segundo passo: a terra para o plantio deve ter boa drenagem e adubação (faço isso alguns dias antes). Para o plantio faça furo com um palito de churrasco, abrindo espaço para a entrada da raiz e coloque o pequeno pedaço do talo, coloque com as mãos, e firme a terra em volta. Deixe uma distância de mais ou menos 15 cms de uma muda para a outra, em todos os sentidos. Veja abaixo.




Terceiro passo: agora é ter paciência e aguardar. Quanto as regas, agora com este tempo , elas devem ser menos frequentes, em média 2/3 vezes por semana, observe o solo e saberá quando molhar.





Elas ficam bem em vasos grandes, no chão e como bordaduras.

Viu como é fácil e simples, mas não se esqueça de gostar do que está fazendo, de curtir plantar, ver crescer, olhar, acompanhar e se esbaldar quando elas dão flores. São momentos mágicos que a natureza nos presenteia, assim simplesmente.



OBS- todas as informações dadas sobre as plantas, são exclusivamente provenientes de meu cuidado com elas, ao longo de muitos anos, assim, se alguém quiser complementar com alguma informação mais técnica, será muito benvinda.








17 comentários:

Ana Rodrigues disse...

Olá!
Que jeitinho bonito de cuidar delas!
Multicoloridas... fica um jardim lindo!
Bjs e bom feriado + óptimo fim de semana

Eduardo Miguel disse...

Flores são sempre flores, lindo com a própria vida deveria sempre ser, beijos e obrigado pelos comentários sempre gentis da sua parte.

Maria Bettencourt Lemos disse...

Cara Amiga, olá!
Devo dizer-lhe que o seu comentário que refere "traquinagens" partiu-me completamente a rir...acho essa palavrinha o máximo!!!
Por aqui aprende-se cada vez mais...fantástica esta postagem!
Um abraço e um optimo fim de semana para si,
Maria Lemos

Minha Casa - meu corpo disse...

Cidinha, linda a sua maneira poética de postar. Tomei a liberdade, ou melhor, tive o descaramento de copiar o trecho do seu blog. È porque tem haver com plantas, ou melhor, orquídeas.
Beijos Nice Baêta.

Unknown disse...

Fico sempre encantada com estas flores e com as dicas!!
Beijinhos,
Lia.

Anônimo disse...

ADOREI SEU BLOG! APROVEITEI PARA PEGAR AS DICAS DE MUDAS DE MARIA SEM VERGONHA TENHO MUITAS EM MINHA CASINHA,NUNCA TINHA FEITO MUDAS, ARRANCAVA DE UM LUGAR E TRANSPORTAVA PARA O LUGAR ESCOLHIDO POR MIM,APARTIR DE AGORA SABEREI FAZER AS MUDAS, TENHO BRANCAS, ROSA CLARINHA, VIOLETA , PINK E CORAL, oBRIGADO QUERIDA!

Sônia disse...

OLÁ! SOU SÔNIA PROFESSORA DE JOVENS ALUNOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM SÃO LUIS-MA, E TRABALHO NA OFICINA DE JARDINAGEM, E GOSTEI MUITO DAS INFORMAÇÕES A RESPEITO DAS MUDAS DE MARIA-SEM-VERGONHA, POIS ACHO ESSA FLOR LINDA.

OBRIGADO.

Laura Garcia disse...

Amei o site, as postagens, e tenho um blog muito parecido, porém muito mais modesto!!!! COmo voce também amooo flores e fiquei feliz em poder aprender com voce!!!!! Realmente, o nosso jardim interno é que faz florescer o jardim de fora...... muito obrigada pelo trabalho! Grande beijo, Laura!

Alessandra disse...

Bom dia, Cidinha!!! Meu nome é Alessandra e estou passando pelo seu blog para deixar um abraço carinhoso e dizer que tb sou apaixonada por flores, plantas... principalmente depois q meu esposo perdeu as 2 visões e minha mãe adoeceu c câncer. Ao invés de reclamar, decidi cuidar das minhas filhas "plantas" com o mesmo amor e cuidado q tenho c minha família. Parabéns pela sua simplicidade!!! Bjs.

edilaine alexandre disse...

Amei todas as dicas fico. Feliz em poder tira minhas dúvidas amo beijinho agora sim sei como. Replantadas _las beijinhos

Juliana Picolo disse...

Eu tinha uma vaso com 3 tipos de sementes, a única que continuou e aos poucos foi mostrando a beleza de suas folhas grandes foi ela. Ai depois de um tempo, quando meus pais já diziam que ela era mato, deu flor. Meu pai encaminhou uma foto e eu fiquei maravilhosa de ter recebido uma flor da natureza. Hoje redescobri seu nome, Viva a Maria sem Vergonha!

Juliana Picolo disse...

Tenho um vaso que começou com 3 sementes plantadas, apenas ela continuou o processo mostrando aos poucos seu caule grosso com folhas grandes. depois de m tempo, quando meus pais já diziam que ela era mato, deu flor. Fiquei encantada em receber ma flor da natureza, meu pai enviou uma foto mensagem pra mostrar e eu vibrava. Agora com brotinhos redescubro seu nome, Viva a Maria Sem Vergonha!

Anônimo disse...

OlÁ ,
Adoro essas plantinhas. quem sabe vc pode me ajudar... Compro as mudinhas bem bonitinhas e depois que as planto elas começam a melar, o caule , parece que fica cortado bem no pesinho, perto da raiz, até morrer. Acontece com muitas mudas. que pode ser? Como posso resolver isso?

Banho Artesanal disse...

Olá!!!

Este final de semana eu comprei 4 vazinhos de maria sem vergonha para colocar na minha sacada. A minha intensão era colocar em um único vazo.
Em outro vazo coloquei terra no fundo e fui colocando os plantinhas em cima desta terra. No dia seguinte todas estavam caidas e com aspecto de muidas. O que eu fiz de errado? A minha sacada não é quente e nem bate sol. Estas mudas já estão com a genética alterada para suportar o frio.

Anônimo disse...

oi meu nome e MARIA LUZIA amo flores,e gostaria se fosse possivel voce me enviar sementes ou mudas de flores,pois ficarei muito grata meu endereço e :R:RIO DE JANEIRO,331 BAIRRO MUNDO NOVO ALPINOPOLIS MG.CEP:37940000

@ninh@ disse...

Minhas Maria sem vergonha estão morrendo por apodrecimento, gostaria se saber se tem alguma forma de salvá-las.

Unknown disse...

consulte wikipedia -vinca de madagascar- que é a nossa maria sem vergonha; lá é dito os problemas que alguns fungos podem causar á planta