Seguidores

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Recuperação de móvel


"Mosaicos são obras de arte.São feitos com cacos.Os cacos, em si, nada significam. Não tem beleza alguma. São peças de um quebra cabeças. É preciso que um artista junte os cacos segundo o seu desejo. As Escrituras Sagradas são um livro cheio de cacos:poemas, estórias,mitos, pitadas de sabedoria, relatos de acontecimentos.Quem lê junta os cacos segundo manda o seu coração.Os mosaicos podem ser bonitos ou feios.Tudo depende do coração do artista. Como disse Jesus, o homem bom tira coisas boas do seu bom tesouro; o homem mau tira coisa más do seu mau tesouro.Coração mau faz mosaico feio, coração bom faz mosaico bonito. Como sugeriu Bachelard, quem tem muitas vinganças a realizar faz mosaicos de infernos. Estou juntando os cacos que mais gosto para fazer o meu mosaico. Há muitos outros mosaicos possíveis, doferentes do meu. Cada religião é um mosaico, um jeito de ajuntar os cacos." (Rubem Alves)

Vamos agora contar sobre esse móvel.Adquiri este móvel há cerca de 9 anos numa loja de artesanato e ele servia para expor algumas peças. De cara, me apaixonei por ele, mas claro que não estava à venda. mas como não custa perguntar, e foi o que fiz e a resposta foi exatamente esta: "Não está à venda". Mas, conversa vai, conversa vem, fizemos negócio. Veio pintado conforme as cores da foto abaixo, e usei o móvel, com as portas (abaixo), ora abertas ora fechadas.



Para esta renovação de visual(atual), optei por desmontar as portas (estavam guardadas), retirar as treliças e colocar vidros. As treliças já teem destino, umas idéias pipocando por aqui, mas isto é pra depois.

Após usá-lo algum tempo, em tom verde, lixei e pintei com tinta acrílica branca, passando depois pasta metálica ouro velho(detalhes mais escuros). Como veio só com uma prateleira de madeira, guardei-a e coloquei duas de vidro.




Este detalhe é especialmente bonito!

Pintura atual Este ano,resolvi mudar seu visual, lixei-a novamente, e devido aos inúmeros detalhes, foi a maior parte lixada na mão, o que demandou mais tempo. Pintei de branco, coloquei vidros nas portas, pintei a prateleira de madeira, coloquei ganchinhos (para pendurar inúmeras xícaras em porcelana de diversos padrões),mais as duas de vidro e aqui está seu novo visual.




O problema maior foi na hora de colocar as dobradiças, muito antigas. Foi necessário substituí-las, o que deu algum trabalho. Mas, deu tudo certo, e gostei muito do resultado





e

8 comentários:

Ana Rodrigues disse...

olá!
Admirável trabalho!
Eu nunca me "metia" c/ um móvel... hehehe
Ficou muito bonito!
Bjs e boa semana

Ana Rodrigues disse...

voltei...
Adorei este trecho... pois tb acho que a n/ vida é feita de muitos, muitos caquinhos... só nos cabe junta-los p/ fazer um lindo trabalho!
Bjs

ANA LÚCIA disse...

Texto sobre mosaico - lindo e interessante. Sobre o móvel, sem palavras diante de tanto bom gosto e capricho...
Abçs,
Ana

Maria Bettencourt Lemos disse...

Este móvel tem um design...simplesmente magnifico ea recuperação transformou-o em algo belissimo, os meus parabens !!!
Beijinhos para si,
Maria Lemos

Fabiana Lima disse...

Ficou muito lindo mesmo o seu móvel. Eu tenho uma cadeira para recuperar e queira te fazer uma pergunta: que tinta vc usou para pintar? Esmalte branco?

Bjs

Unknown disse...

Olá Cdinha,
Acho que a Cidinha faz milagres com estas recuperações de móveis, pois ficam sempre magníficos!!!!
Beijinhos grandes,
Lia.

SIMPLESMEN - TE ANA disse...

Encantei-me com cada foto, seu trabalho é deslumbrante.
Parabéns,um gde incentivo para tds nós. Eu amo as restaurações.
Virei sempre conferir seus lindos trabalhos..bjos

Ana Lucia disse...

Ola, hoje, vc me fez vibrar quando encontrei seu blog....Temos muita coisa em comum, adorei essa restauração e acredite que dei um movel igualzinho a este? devia estar maluca mesmo! Mas depois que vi o que vc fez, vou atras dele e espero poder recupera-lo.
Bjs e obrigado pelas dicas, vou seguir sempre de pertinho
Ana Lucia
http//tiamaluca.blogspot.com