Seguidores

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Restauração de cômoda

Duas peças para restaurar: uma cômoda e uma penteadeira, lindas, que ganhei de um casal de amigos. Destino era outro, mas felizmente veio para as minhas mãos...cá entre nós. Adorei o presente! Confesso, que estou trabalhando nestas duas peças há muito tempo, é não é tão mágico, como aparece nas fotos. Tempo curto, muito trabalho, reparos,etc..., mas estão prontas e só falta mesmo colocá-las num cantinho dentro de casa...mas isto é outra estória.
A comôda é linda, e pensei mesmo em conservar este tom escuro, mas devido muitos reparos a fazer, optei por fazê-la em branco.

Em detalhes , o estado geral, e poderão entender, que foi muito trabalho, mas o resultado compensador.

Muito desgastadas, com lascas grandes, diferentes tonalidades e camadas.

O tampo todo estava bastante lascado, mas nenhuma presença de cupins, o que é ótimo. Pensei em trocar o tampo, mas me arrisquei a trabalhar com este mesmo, sabendo que seria um trabalho minucioso e que exigiria muita paciência. Então...o pensamento foi "mãos à obra"!

Depois de limpar e retirar todo o pó, as ferragens ( muita dificuldade para retirá-las) o próximo passo foi lixar, a maioria desta peça com lixadeira e com retoques feitos com à mão, com lixa. Lembrar de começar com de maior gramatura e depois ir abaixando o número da lixa, para dar um acabamento suave. Bom, então uma lixada só é pura ilusão, é necessária duas ou três lixadas, para um acabamento de qualidade.

Após a primeira lixada, fiz os reparos necessários e deixei secar bem, antes de prosseguir com nova lixada. As ferragens tiveram que ser substituidas.


Depois de lixada, limpar bem com um pano úmido, de modo a retirar todo o pó, pois este, pode prejudicar a pintura, deixando-a bege, ou amarela, depende da madeira.

É importante fazer reparos, se necessário, nas gavetas e fundo do móvel.
Abaixo, após a primeira demão de tinta.



O tampo, após reparos e pintura.

Resultado final. As ferragens foram substituidas, por estas mais simples, e nas gavetas maiores, optei, por sugestão de marido, de colocar apenas uma, no meio da gaveta. Gostei, diferente, e suporta bem o peso, ao ser puxada.

Enfim, agora só falta mesmo retirá-la do meu local de trabalho, e arrumar um cantinho bem simpático e acolhedor para ela.

Agradecimentos especiais à José Carlos e Telma... só aguardando para marcarmos um jantarzinho!

20 comentários:

Anônimo disse...

Woow dear Cidinha, bravoo!!!
Beautiful work!!!

SUELI LOPES ( FADINHADASROSAS ) disse...

NOSSA ACHEI QUE FICOU LINDA A SUA COMODA . VOU FAZER ISSO COM UMA QUE TENHO AQUI E QUE ESTA FEINHA . VC. PODE ME DIZER QUE TINTA BRANCA VC USOU ? BOA SEMANA .
:)

SIMPLESMEN - TE ANA disse...

Um ótimo trabalho.Que bom que o destino dessa linda foi outro.Caiu em suas mãos e virou uma obra de arte.O detalhe de um só puxador foi muito bom, gostei.
Bjos, talentosa menina!!!

SoBijoux disse...

Ficou linda, imagino as horas de trabalho que foram precisas, bem como a grande dose de paciência.
Adorei o detalhe do puxador da gaveta, ao centro.
Bjs

Rosana Remor disse...

Cidinha,ficou linda,mas eu trocaria os puxadores por outros mais antiguinhos, pois o móvel não é moderno. é só uma opinião,pois o móvel está maravilhoso!!Bjs!!

Prycila Patrício disse...

eu tô com uma em casa tb pra fazer isso... aiaiai, mas e aí, vc lixou com lixadeira?? sou nova nisso. não tenho ideia de como começar...

Carol disse...

Ficou linda!
tô com uma mesinha de telefone suspensa aqui pra reformar, mas cadê a coragem?

Bjus!

Unknown disse...

Cidinha!!!!!!!!! Belo trabalho!!! Reformas de móveis sempre exigem cuidado e muito bom gosto, na minha opinião. A cômoda tem um design lindo e charmoso!

Beijocas!!! Bela.

Anita Thomhave Simonsen disse...

This is very beaituful work...well done...and the furniture has been so good....and a furniture that I would gladly like in my rooms...

Anônimo disse...

Beautiful work Cidinha!!!
I lake it!!!
Kisses.

Meus Netos...Minha Fortuna!!! disse...

Querida amiga
Bonito trabalho!

Ficou lindissima em branco!
Parabens e um grande beijinho com todo o meu carinho

Vóvó Cassilda

Biljana disse...

Great job, it looks so pretty, bravo:))
Greetings from Europe, Biljana

É hora do café disse...

Menina que trabalho legal!!! Sua cômoda ganhou mais 50 anos de vida!! Esses móveis customizados são mara!! Parabéns pelo trabalho!!
abs,

suddenly twenty disse...

um óptimo trabalho!!

cris disse...

Olá!!!!
gostei imenso da sua restauração de comoda!

também já fiz alguns trabalho identicos lá para a minha casa!!

passa no meu blogue para veres!!

www.lugardacris.blogspot.com
beijokas
cris

Unknown disse...

Olá, tenho uma cômoda gêmea à essa que vc restaurou que está na minha família há pelo menos 30 anos. Como ela estava ficando feinha, minha mãe resolveu passar tinta a óleo branca no tampo que com o tempo ficou horrível. Estou querendo restaurá-la para usar no quarto do meu bebê que está para nascer. Gostaria de saber se só com lixa consigo retirar a tinta e se mesmo ela estando inteira pintada de branco seria possível deixá-la na cor natural de madeira. Obrigada

Cidinha disse...

É possivel, sim, Ucrania, desde quevocê lixe muito bem para retirada de toda tinta. Após isto, procure uma boa loja de tinta, e o vendedor vai te orientar qual pigmento/corante se aproxima da cor que você deseja e depois e só pintar. Obrigada pela visita. se precisar...

Cidinha

Unknown disse...

Cidinha eu tenho veraddeira mania de comoda... Ja fiz uma arte dessa na minha e tenho mais algumas na fila... amo!! e adorei a sua
bjs

Ionice disse...

ola, te achei na net pesquisando sobre as maria sem vergonha e os onze horas e vi agora que voce faz muitas coisas, assim como eu, adorei a postagem da comoda, da latinha, da recuperacao de vasos, ainda nao consegui te seguir , estou usando o ipad que ta cacarecado, mas assim que voltar a mexer no pc vou tentar novamente, abracos e muita paz e trabalho para voce, abracos Ionice.

Unknown disse...

Muito lindo seu trabalho