Duas peças para restaurar: uma cômoda e uma penteadeira, lindas, que ganhei de um casal de amigos. Destino era outro, mas felizmente veio para as minhas mãos...cá entre nós. Adorei o presente! Confesso, que estou trabalhando nestas duas peças há muito tempo, é não é tão mágico, como aparece nas fotos. Tempo curto, muito trabalho, reparos,etc..., mas estão prontas e só falta mesmo colocá-las num cantinho dentro de casa...mas isto é outra estória.
A comôda é linda, e pensei mesmo em conservar este tom escuro, mas devido muitos reparos a fazer, optei por fazê-la em branco.

Em detalhes , o estado geral, e poderão entender, que foi muito trabalho, mas o resultado compensador.

Muito desgastadas, com lascas grandes, diferentes tonalidades e camadas.

O tampo todo estava bastante lascado, mas nenhuma presença de cupins, o que é ótimo. Pensei em trocar o tampo, mas me arrisquei a trabalhar com este mesmo, sabendo que seria um trabalho minucioso e que exigiria muita paciência. Então...o pensamento foi "mãos à obra"!

Depois de limpar e retirar todo o pó, as ferragens ( muita dificuldade para retirá-las) o próximo passo foi lixar, a maioria desta peça com lixadeira e com retoques feitos com à mão, com lixa. Lembrar de começar com de maior gramatura e depois ir abaixando o número da lixa, para dar um acabamento suave. Bom, então uma lixada só é pura ilusão, é necessária duas ou três lixadas, para um acabamento de qualidade.

Após a primeira lixada, fiz os reparos necessários e deixei secar bem, antes de prosseguir com nova lixada. As ferragens tiveram que ser substituidas.


Depois de lixada, limpar bem com um pano úmido, de modo a retirar todo o pó, pois este, pode prejudicar a pintura, deixando-a bege, ou amarela, depende da madeira.

É importante fazer reparos, se necessário, nas gavetas e fundo do móvel.
Abaixo, após a primeira demão de tinta.

O tampo, após reparos e pintura.

Resultado final. As ferragens foram substituidas, por estas mais simples, e nas gavetas maiores, optei, por sugestão de marido, de colocar apenas uma, no meio da gaveta. Gostei, diferente, e suporta bem o peso, ao ser puxada.

Enfim, agora só falta mesmo retirá-la do meu local de trabalho, e arrumar um cantinho bem simpático e acolhedor para ela.

Agradecimentos especiais à José Carlos e Telma... só aguardando para marcarmos um jantarzinho!