Seguidores

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Flores Secas: técnicas de secagem


Hoje, a postagem é sobre flores secas. As fotos e orientações fazem parte do Ateliê Manequim- Flores Secas , assim como outras informações que resumi, para não ficar muito extenso.


A primeira dica é não colher as flores em dias de chuva ou muito cedo, quando o orvalho da manhã ainda banha as plantinhas, porque esta umidade compromete o trabalho, escolha um dia com muito sol para esta tarefa.

Técnicas de Secagem:

1) Secagem plana: colocar as flores e folhas entre papéis ou mataborrão e pressioná-las com algum tipo de peso, para que elas sequem sem enrugar. Ao secarem, as flores geralmente perdem seu brilho, com raras exceções.

Já utilizei para secagem de folhas grandes e fica legal.

2) Secagem ao ar livre: é usada quando queremos manter o formato original das flores, e não prensadas, como no processo anterior. As flores devem ser arrumadas juntas, formando pequenos maços, e penduradas de cabeça para baixo num local seco, alto e bem arejado. Para conservação, colocar num recipiente água quente e glicerina na proporção de 2/3 de água para 1/3 de glicerina. Mexer muito bem, esfriar e depois mergulhar as hastes das plantas por 10 a 12 horas. Retirá-las e colocar para secar.

Esta técnica dá certinho e eu já utilizei diversa vezes.

3) Secagem com silica gel: outra técnica , mas complicadinha, e trabalhosa. Se alguém tiver interesse, posso repassar.
Como podemos observar, sempre nos deparamos com arranjos interessantes e bonitos feitos com flores e folhas secas, e sempre acabam tornando algum cantinho de casa mais agrádavel. Abaixo repasso, algumas sugestões simples e fáceis de fazer.

Trio Primaveril

Instruções
Espelho


Instruções


Quadro


Instruções
Outras idéias , confiram:
- Confiram a postagem :
e se deliciem com o trabalho artesanal, lindissimo da Flor do Cerrado;
-http://www.tenthousandvillages.com/dried-flowers-wreath - passe o cursor pela imagem e veja os detalhes do arranjo...simplesmente lindo!;

8 comentários:

Maria Bettencourt Lemos disse...

Minha querida Amiga Cidinha, olá!

Esta é uma postagem muitissimo interessante..parabéns !
Com Flores secas podem realmente efectuar-se excelentes Criações e de certa forma não se perder o rasto ás mesmas nomeadamente quando têem um significado especial.
Um grande abraço e uma optima semana,
Maria lemos

Teresa Vidinha disse...

Que post interessante e útil.
Ainda bem que existem pessoas assim que procuram, encontram e partilham conhecimentos:
Um bem haja.
Teresa

Nile e Richard disse...

Oi Cidinha.
Lindíssimos trabalhos.
Obrigado pela partilha.
abçs.Richard.

Anônimo disse...

adorei a ideia e vou colocar em pratica

Anônimo disse...

Olá, tudo bem?
Adorei o teu blog. Eu estou procurando uma técnico e talvez tu possa me ajudar. Visitei a cidade de gramado e lá tem muito dessas folhas de plátano (que acho lindíssimas)e numa loja (que estava fechada) tinha na vitrine umas folhas que estavam desidratadas mas brancas, sabe como fica o cabelo quando passamos descolorantes? Assim elas estavam. E ao lado pelo que entendi a própria artesã coloca cores da sua preferência nessas folhas já secas. Fica um trabalho muito bonito. Então, gostaria de saber se tu sabe me dizer que tipo de produto se usa para desidratar e deixar as folhas bem clarinhas?
Obrigada, fico no teu aguardo...
Bjão e parabéns pelo blog, ele é liiiiindo!!!!
Meu e-mail é drika.sandra@yahoo.com.br

Lucia Thomaz disse...

Adorei teu blog, sou amante da natureza e de tudo que faça parte dela. Me identifiquei muito com você. Moro numa chácara e vivo cercada de verde. Vou colher muitas flores para começar a criar. Para quadros você usa que produto para conservar? E em tampas de caixas? Um abraço grande e muito obrigada desde já

Unknown disse...

Oi tudo bom? Muito obigada por dividir seus conhecimento conosco, mas estou na duvida se devo colocar na glicerina antes ou depois de seca as flores , muito obrigada

Secagem ao ar livre: é usada quando queremos manter o formato original das flores, e não prensadas, como no processo anterior. As flores devem ser arrumadas juntas, formando pequenos maços, e penduradas de cabeça para baixo num local seco, alto e bem arejado. Para conservação, colocar num recipiente água quente e glicerina na proporção de 2/3 de água para 1/3 de glicerina. Mexer muito bem, esfriar e depois mergulhar as hastes das plantas por 10 a 12 horas. Retirá-las e colocar para

Cidinha disse...

Talita Rocha, a glicerina deve ser colocada apos as flores estarem secas. Abraço. Observe que este tutorial é fotografado de uma revista, e coloquei pois é muito bacana, simples e fácil.