Seguidores

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Plantio e cultivo de amor perfeito

Estas são sementes de amor perfeito, uma flor em cores diversas, vibrantes e perfeitas, acho-as lindas. A época ideal para o plantio é fim de março, pois a floração se inicia no outono e inverno.E foi exatament o que fiz, comprei as sementes na casa da lavoura, um pacotinho, apenas. Elas são minúsculas, veja abaixo. Uso um suporte de plástico, com furinhos para drenagem, não é necessário ser fundo, uma vez que seram replantadas em outros vasos. No replantio em vasos,elas ficam bem sozinhas, ou misturadas em um vaso maior, pois são extremamente delicadas e graciosas. A mistura de suas cores são fascinantes.

Semear, e acompanhar o desenvolvimento das plantas é uma coisa deliciosa, principalmente quando os botões das flores começam a aparecer. No plantio de amor perfeito é necessário um solo com boa drenagem e rico em húmus. Sempre mantenha o solo úmido, pois elas sentem a falta de água, e ficam completamente caidas.


E delicadamente colocar as sementes , e cobri-las com uma camada de terra misturada com húmus, para conservar a umidade, muito necessária nesta fase inicial de plantio. Deve ser colocada abrigada do sol direto. A germinação ocorre de 14 a 28 dias, após o plantio.


Todos os dias estava eu lá a cuidar e regar as sementinhas, esperando a hora delas darem o ar da graça. E nada....achei muito estranho, mas como regava-as cedinho e saia para o trabalho, só voltando a tarde, não sabia exaatamente o que estava acontecendo. Muito triste, e chateada cheguei conclusão que este ano, não teria amor perfeito plantados em casa. Sem querer, uma hora qualquer da manhã num sábado, sai na varanda e descobri o que estava acontecendo. Meus visitadores diários, pardais, tinham é se deliciado com minhas sementinhas e estão ciscando para encontrar mais. O jeito foi rir e achar engraçado. Em compensação, meu marido, que sabe que adoro flores, me supreendeu uma caixa de amor perfeito, e plantei-as e elas estão lindas e faceiras, no meu jardim



O amor perfeito é conhecida na França como "pensée" (pensamento), porque os amantes presenteavam-se com ela como garantia de não serem esquecidos, quando se ausentavam.


Na Idade Média, os feiticeiros acreditavam que elas afugentavam o mal, e na Inglaterra eram usadas como elixir do amor. Olha só que legal, era feita uma loção que colocada sobre os olhos da pessoa adormecida, fazia com que ela ficasse perdidamente apaixonada pela primeira pessoa que visse ao abrir os olhos. Muito engraçadas estas estórias.


Dizem que o amor perfeito foi fonte de inspiração para Shakespeare em "Sonhos de uma noite de verão"


É inteiramente comestível e muito usada na gastronomia


É também usada para pomadas caseiras, na cosmética e chás.


Além de bonita tem mil e uma utilidades.

Algumas das curiosidades sobre a planta foram pesquisadas no site.

16 comentários:

Ana Rodrigues disse...

Olá!
Que divertidas as tuas peripécias c/ os amores-perfeitos!
Bela informação s/ eles!
Pardalinhos espertos... hehehe
Mas o resultado foi um lindo plantio... parabéns ao maridão! e a ti tb pois vais cuidar deles!
Bjs e boa semana

Carla disse...

AMEI amei amei, ficaram lindas, voce cuidou mesmo muito bem delas. Beijão

artes_romao disse...

boa tarde,td bem?
gosto imenso de amores perfeitos...
k bom, andaste a fazer uma nova plantaçao...boa sorte.
fika bem.
jinhos***

Unknown disse...

Olá Cidinha,
Estas são, sem dúvida, das minhas flores preferidas e este "post" é, para mim, de grande utilidade. Obrigada amiga, por sempre partilhar connosco estas maravilhas da natureza!
Beijinhos,
Lia.

Patrícia disse...

Ola´,não tenho nenhuma sorte com flores,todas morrem comigo,mas estou interessada em amor-perfeito.Vamos ver se vai dar certo.Bjinhos

Anônimo disse...

Olá, estou tentando cultivar a flor amor perfeito. Só que nunca consigo. Eu segui as regras do saquinho aonde venho as sementes mas não funciona. Eu comprei a terra apropriada para a planta. se puder me ajudar vou ficar agradecida.
Meu email ju_watanabe84@hotmail.com

Anônimo disse...

Ola,eu estou cultivando alguns pes de amor perfeito das roxas gigantes e das sortidas,mas meus gatos comeram alguns brotos,to com medo delas não resistirem,mas enfim estou esperando a floração.

Anônimo disse...

Ola,eu estou cultivando alguns pes de amor perfeito das roxas gigantes e das sortidas,mas meus gatos comeram alguns brotos,to com medo delas não resistirem,mas enfim estou esperando a floração.

Anônimo disse...

bom dia!
adorei ver as suas flores.
sou apaixonada por elas,moro em bh,mas nunca consegui uma muda delas.
sinto muita saudades porque quando criança minha mãe as tinha.mas continue assim sempre um amor perfeito.BJKAS

Anônimo disse...

Olá, parabéns pela sua iniciativa! É mesmo muito gracioso ver as plantinhas crescerem. No meu caso, comprei algumas sementes de amor-perfeito (R$ 0,89) e elas germinaram muito bem, acompanhei o rompimento da casca, o crescimento da radícula e o surgimento das primeiras folhas. Agora, as plantinhas têm uns 3cm de altura e como estamos no começo do ano, espero muito ver a floração no final do ano. As sementes são muito delicadas e os brotinhos também.

Uma coisa que percebi foi que, para esse tipo de germinação, as sementes não podem ser enterradas à mais de 0,5cm de profundidade, isso mesmo, assim que a radícula emerge, a plantinha já busca o ar para expor suas folhas e, se ela estiver muito funda na terra, jamais conseguirá desenvolver-se bem.

Aconselho que, para o plantio, as sementes sejam deixadas expostas e que sejam levemente pressionadas com a palma dos dedos para ficarem fixas no substrato. Assim que germinarem, devem ser reposicionadas de maneira a favorecer a fixação da radícula, lembremos sempre de manter a terra úmida e inclusive, no meu caso, encharcada, desde que não prejudique o brotinho, é claro. As minhas sementes germinaram em três dias e crescem graciosas já no seu primeiro mês de desenvolvimento.

Abraços.
Guilherme Neto (guilherme3218@yahoo.com.br)

Ana Elaine disse...

Pois eu fiquei muito triste, comprei várias mudas lindas de diversas cores e plantei no meu jardim só que emseguida a folhas cairam pois foram vérios dia de chuva e não pega muito sol, o que vc me aconselha? Abraços!

Jessy disse...

Eu irei começar á cultivar amor-perfeito , tive a idéia quando passei em frente uma floricultura eu moro em São lourenço MG e vou começar a cultivar hoje rsrs amei seu blog.bjus da jéssy.

Unknown disse...

ola amei seu blog,e encontrei muitas dicas para alegrar minha casa e minha vida.
venha me visitar no meu blog
minhacasadoladodeca.blogspot.com,é novo estou postando as minhas peripécias la bjos.

Unknown disse...

Estou com problemas tenho dois amores perfeitos roxo, mas elas ficam caídas não sei o que devo fazer. Será falta de água. Tem uma que os galhos já estão disformes curvos. ( laferfran@hotmail.com)

Cidinha disse...

Lary, os amores perfeitos são muito delicados...não gostam de vento, luz direta do sol, e nem muita água. Observe se alguma dessas coisas estão acontecendo e boa sorte.

Cidinha

Marister Borges Porto Castro disse...

Adoro amor perfeito. Ganhei de aniversário no mês de março vários de tamanhos grandes e mini, descobri que estão aparecendo sementes no lugar onde as flores morreram .Retirei e guardei em um recipiente e fui pesquisar época de plantio aqui no sul. Encontrei teu blog.Agora é só esperar o tempo certo e plantar. Obrigada pelas dicas de plantio.Boa semana.