Seguidores

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Pulgões em onze-horas

Resposta a pessoa que perguntou sobre pulgões em onze horas. Nas onze horas, nunca tive pulgões, mas em outras plantas sim. Eles sugam a seiva, então experimente usar esta receita caseira:
- 10 gramas de sabão de coco em pedra, ralado
- 1 litro de água

Coloque num frasco para borrifar, mexa bastante para dissolver o coco, e borrife uma vez por semana nas plantas atacadas.

Outra receita que sempre tenho, principalmente por causa de manduruva em palmeira que tenho em casa é a receita abaixo, que tem que ser preparada com antecedência e deixar para curtir pelo menos quinze dias, e deve ser usada mais criteriosamente, pois é forte, e acredito que não deva borrifar em onze-horas, pois é muito delicada. Vale a pena saber, quando ataca plantas mais resistentes, embora ela acabe com as joaninhas:

-1 litro de álcool
- 1/2 litro de água
-100grs de fumo de rolo, picadinho. Colocar tudo junto e deixar curtir. Se ficar muito forte, acrescentar água. Tem pessoas que colocam o sabão, eu costumo não usar.

Em plantas com folhagens grandes, é mais fácil e você pode embeber um contonete em álcool e passar diretamente sobre o pulgão na folha e retirá-lo. Claro, se forem poucos!

Espero ter ajudado!

Nenhum comentário: