Seguidores

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O uso do estencil na decoração

A idéia é com técnicas simples, transformar nossa casa num lugar aconchegante e bonito. O estencil é , de fato, fácil e simples de usar, criando efeitos interessantes. Com criatividade e ousadia é possível obter efeitos muito legais. Experimente!

O estencil na decoração, pode ser usado nas paredes, móveis, cortinas e objetos, transformando rapidamente um ambiente. Em paredes irregulares, a pintura com estencil corrige imperfeições Barrados com estencil, mudam o visual de qualquer ambiente, por exemplo, em volta do teto, contornando portas, em fileiras regulares, enfim, pense bastante e use um motivo que case com sua decoração. Mas, cuidado com exageros. observe, abaixo, os motivos na parede, ficaram lindos, mas é bastante trabalhoso, exige paciência e tempo. Enfim, comece com um trabalho simples.

Aqui, usado na parede e nas almofadas;

Em objetos,aqui uma lixeira.

O estencil dá vida nova aos móveis . Confira, nos links abaixo, alguns trabalhos meus, onde utilizei a técnica de estencil.


Aqui, o estencil foi feito na parede, e na saia da mesa;

Estencil na parede, formando uma moldura .
Observe os saquinhos com flores,a idéia aqui é super simples, faça desenhos a seu gosto, recorte em EVA, cole em um pedacinho de madeira e terá carimbos originais. É só passar tinta com um pincel,( bem pouquinho) e carimbar no tecido. Use esta idéia para almofadas, guardanapos.

Na porta de armário


Se o molde utilizado, vai ser usado várias vezes, devido a mudança de cores, cubra as partes não utilizadas com fita crepe, de modo que não ocorra nenhum acidente e estrague o seu trabalho.

Para facilitar o uso das brochinhas, passar fita crepe em volta das cerdas, deixando apenas 1cm aparente, pois vai ficar firme e facilitar o trabalho.

Prefira sempre as tintas à base de água. Após utilizar o molde, lave-o, seque-o e coloque em uma pasta para este fim, etiquete e sempre terá à mão.

Para fazer estencil, confira esta postagem:

Para criar efeitos interessantes, a dica é usar massa acrílica = estencil em relevo, que pode ser usado nas paredes, madeira. Fixar o estencil (facilita bastante o trabalho) , com uma espátula passar a massa acrílica sobre o molde. Só retirar o molde quando estiver bem seco, cuidadosamente. . Se desejar pintar, é só recolocar o estencil e pintar. Use um estilete, e retire delicadamente as rebarbas. Para acabamento use verniz acrílico.

Tecidos: lavar o tecido para remover toda a goma. Ao pintar, colocar um papelão grosso sob o
tecido e umedecer levemente o pincel, pois o tecido absorve mais tinta do que outras superfícies.

Móveis:
a superfície deve estar bem lisa, limpa e seca.

As fotos não são de trabalhos meus, estes (os meus) estão claramente identificados em links, para acesso imediato.

6 comentários:

Helena Almeida disse...

Olá Cidinha.
Como é óbio , já visitei o seu blog muitas vezes, mas hoje fui até ao principio...
Quantas ideias e trabalhos lindos que voçê vem colecionando ao longo do tempo.
Pois é, muitas das vezes vamos visitar um blog, mas por falta de tempo não passamos das primeiras postagens e por isso perdemos muita coisa.
Bjs

Anônimo disse...

Beautiful!

SIMPLESMEN - TE ANA disse...

Olá!!! amei sua visitinha.
E mais uma gde ideia compartilhada.Não tinha pensado nesta possibilidade de stencil.Eu tenho uma certa dificuladade em usá-los,mas com um pouco de prática e esforço acho que dá para fazer mil coisinhas sim, vou tentar. E cada foto inspiradora. Belo post. Uma semaninha maravilhosa pra vc. Mil bjos

Rosana Remor disse...

Eu adoro , mas não tenho jeito...beijos!!

Eduardo Miguel disse...

Aidéia do simples que e como explica me foge quando vejo qualidade e tanta beleza nos trabalhos das fotos, tudo parece simples mas nunca é simples os capazes o conseguem por isso meus parabéns e minha amiga a arte que faz me parece cada vez melhor, bjs.

artes_romao disse...

boa tarde,td bem?
adorei a nova decoração onde usaste o stencil...
o máximo,parabéns.
as imagens do post anterior também são lindíssimas.
fica bem,jinhos***